Flavio de Carvalho
digitalização, indexação e gerenciamento de projetos culturais
atualizado em 24/08/2025
digitalização, indexação e gerenciamento de projetos culturais
atualizado em 24/08/2025
Flavio de Carvalho
17/02/1955 - São Paulo - SP
cel/whatsapp; +55 11 97633 3687
e-mail: flavio47@gmail.com
Um breve resumo
Trabalho desde 2018 com digitalização, indexação e arquivamento de acervos, definindo padrões de captura, nominação, arquivamento e recuperação de informações que têm sido eficientes, de rápida implementação e econômicos.
Nesse período capturei mais de 85.000 imagens sem assistente ou auxiliar, em equipamento fotográfico convencional ou scanner planetário, em configurações e arranjos definidos e instalados e operados por mim.
Atuei na área da produção audiovisual por vários anos, com cursos em fotografia, computação gráfica, edição de vídeo e laboratório avançado e cinematografia digital em 2013.
Fiz estágio em produtora em Roma, Itália, na produtora SBP-CGE, com os equipamentos de edição digital e efeitos especiais da Ampex, os mais avançados na época.
Tenho experiência em análise de dados em bases e planilhas, utilizando aplicativos de visualização de dados principalmente com o PowerBI e FileMaker.
A partir de meados de setembro de 2024 faço a digitalização de acervo particular e familiar nas dependências do cliente, com cerca de 30.000 imagens capturadas até agosto de 2025
De setembro de 2023 até agosto de 2024 realizei trabalho de Coordenador de Digitalização no acervo da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires, agora com meu próprio equipamento.
De maio de 2023 a junho de 2024 exerci a função de Coordenador de Digitalização junto ao CCDPE-ECM, o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro, com grande acervo documental.
Ocupei, até o final de dezembro de 2022 o cargo de Coordenador de Digitalização e Indexação no acervo do Instituto Canuto Abreu na Fundação Espírita André Luiz.
Em 2020 elaborei, em parceria com Eliana Almeida, o Projeto do Museu Espírita André Luiz, atualizado no Planejamento Plurianual de 2021, 2022 e 2023 por conta da pandemia da Covid-19
Em 2016, em trabalho voluntário junto ao acervo de Canuto Abreu, sob a guarda e curadoria de Luiz Lian de Abreu Duarte, participei ativamenteo, junto com a historiadore e especialista em arquivos Eliana de Almeida, da recuperação de coleção de livros raros danificados em desabamento de telhado devido às fortes chuvas de outubro daquele ano. Acompanhei todo o processo de preparo e envio desse acervo ao IPEN/USP (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) onde foram irradiados com raios Gama proveniente do decaimento radioativo de Carbono-60 e seu porterior retorno à instituição, esterelizados.
Em 2011 trabalhei junto à Fundação Nimirovsky, que funcionava dentro da Estação Pinacoteca, no bairro da Luz, no Centro de São Paulo, na recuperação de funcionalidades do website então desenvolvido para a instituição e que não atendia aos requisitos técnicos e operacionais contratados.
Trabalhei por 5 anos, de 2018 a 2013, como Gerente de Projetos na Mainline Sistemas, premium partner da IBM na verificação dos locais e instalação de equipamentos de grande porte em telecomunicações digitais em várias capitais, para a Brasil Telecom e outras empresas.
Em 2005 elaborei, com a colaboração de Lian Duarte, ex-piloto automobilístico, todo o planejamento para implantação, visita a possíveis locais e definição de estratégias para alianças que viabilizassem o Museu Fitipaldi de Automobilismo, projeto que, mesmo sendo muito bem recebido e tendo muitos apoios, não foi à frente por questões políticas daquele momento.
Em 2004 realizei a concepção e montagem expográfica da apresentação do livro com originais de cartas do padre José de Anchieta e outros jesuitas, do acervo da Biblioteca do Vaticano, dando conta de sua rotina nos anos 1500, na cripta da igreja do Pateo do Collegio, na região central de São Paulo, por ocasião da comemoração dos 450 anos da fundação da cidade de São Paulo, patrocinado pela Associação Comercial de São Paulo. Para esse evento, além da concepção expográfica e coordenação da equipe de montagem, condicionamento ambiental e gerenciamento financeiro, produzi as apresentações audio-visuais exibidas na tela central da exposição e nos totens laterais, utilizando para isso textos em latim extraidos das cartas e musicas de povos originários. A exposição durou cerca de 3 meses e teve mais de 15.000 visitantes.
Fui diretor de Produção e sócio da McLuhanMedia Comunicação, produtora de websites e conteúdo publicitário de 2000 até 2007
Sou co-autor do livro e cd-rom Viagem pela História do Brasil, editado pela Companhia das Letras e lançado em 1997, em co-autoria com Jorge Caldeira, Sergio Goes de Paula e Claudio Marcondes.
Fui diretor e proprietário da empresa T&C Arquitetura e Programação Visual Ltda, onde realizei projetos de animação em Computção Grafica para vários clientes.
Durante o período de graduação no Instituto de Física da USP (a partir de 1976) estagiei na área de Limnologia da Cetesb (Companhia de Saneamento Ambiental de Estado de São Paulo) de 1976 a 1977; a partir desse período, até 1982 fui bolsista na modalidade Iniciação Científica pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) desenvolvendo, junto à equipe de médicos do departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP - câmpus Dr. Arnaldo, o LPAE, Laboratório de Pesquisa Atmosférica Experimental, o primeiro laboratório dedicado ao estudo da patogenicidade de gases de escapamento de motores à etanol em comparação com os à gasolina. Nessa instituição também participei de pesquisas no acelerador de partículas Pelletron, no Instituto de Física da USP no projeto PIXE (Proton Induced X-ray Emission) de análise de poluição atmosférica.
Vários desses ítens são detalhados na área "Atuação Profissional" neste aplicativo.
Formação Acadêmica Superior
História - Bacharelado
Universidade Cruzeiro do Sul - cursando
Física
Instituto de Física - USP – São Paulo, Brasil (1976 - 1982) - inconcluso
Arquitetura e Urbanismo
FAUBC – São Paulo, Brasil (1974 - 1975) - inconcluso
Colegial
Colégio Objetivo com habilitação em Ciências Contábeis e Administrativas (1971 - 1973)
Ginasial
Colégio de Aplicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (1967 - 1970)
Primário
Colégio Campos Salles, São Paulo (1960 - 1966)