Flavio de Carvalho

atuação profissional

UM RESUMO:

Sou profissional da área de digitalização, indexação e organização de estruturas de acesso a bens culturais e patrimônio. Desde de setembro de 2023 tenho meu próprio equipamento de digitalização que pode ser transportado em uma mala de viagem; a partir dessa característica, montei o projeto "InSitu", de oferta de serviços de digitalização, indexação, envio à nuvem e inclusão em aplicativo de biblioteconomia de livros e documentos de clientes em seu próprio local de trabalho ou residência.

  Atuei como gerente de projetos por vários anos e tenho profunda  vivência nas áreas de Fotografia, Vídeo, Computação Gráfica e Arquitetura de Informação na Web, desde 1983. Atuei também na área de produção audiovisual e interativa nas empresas Olhar Eletrônico, Globotec, Diana Cinematográfica, McLuhanMedia entre outras, sempre na coordenação de equipes e no gerenciamento de projetos complexos além de ter grande experiência no gerenciamento da instalação de sistemas de informação de grande porte.

De abril de 2018 a dezembro de 2022 trabalhei no Centro de Documentação e Obras Raras da Fundação Espírita André Luiz, onde em uma equipe de três pessoas desenvolvemos, a partir do zero, o conceito, especificação de equipamentos, do mobiliário e processos de todas as rotinas necessárias para sua operação, sendo esta uma área totalmente nova na FEAL, requerendo por isso mesmo, todo um cuidado na abordagem de cada passo necessário à essa implantação.

Desde maio de 2023 trabalho com a digitalização de documentos textuais, indexação e inclusão em arquivo de Biblioteconomia, o Biblivre, no CCDPE-ECM - Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo - Eduardo Carvalho Monteiro, em um acervo com mais de 30.000 volumes.

Em setembro de 2023 conclui a montagem de um sistema de digitalização e processamento de imagens que me permite desloca-lo ao acervo de eventuais clientes, fazendo todo o serviço InSitu, nome que dei a esse projeto. O scanner adquirido para esse serviço é de alta resolução (25 megapixels) e mesmo assim portátil e de fácil operação. Completam o conjunto um notebook e um monitor auxiliar, além de acessórios específicos, desenvolvidos para auxiliar a operação.

No final de 2020 realizei análise e propostas de alteração da arquitetura de informação e a movimentação de cerca de 2.400 posts do blog "Blog do Tas", de Marcelo Tas, um dos primeiros e mais importantes blogs do Brasil, ora em migração para o ambiente WorldPress.

Em 2014, trabalhei na Motivo Processamento de Imagens em processos de digitalização em altíssima resolução (cerca de 200 megapixels) de obras de arte e acervos, além de coordenar o desenvolvimento de aplicativo de arquivamento de imagens em acervos de grandes instituições culturais. 

Coordenei na Fundação Nemirovski, então ligada à Pinacoteca do Estado de São Paulo, o processo de conclusão do website da instituição, que havia sido abandonado sem documentação pelo responsável anterior por seu desenvolvimento.

Na Mainline Systems do Brasil, (Premium Partner da IBM) fui, por mais de cinco anos, Gerente de Projetos para a implementação de equipamentos IBM em empresas de telecomunicação, agências de publicidade, operadoras do mercado de capitais, entre outras áreas, como detalhado abaixo.

Sou coautor, de obra em CD-ROM e livro editada pela Companhia das Letras, em 1997, juntamente com Jorge Caldeira, Sergio Goes de Paula (falecido) e Claudio Marcondes,

Na área de produção audiovisual e interativa minha atuação abrangeu as áreas de captação, edição, finalização, computação gráfica e desenvolvimento / análise web para vários e grandes clientes. 

Morei em Roma, Italia, onde estagiei na produtora SBP-CGE treinando e operando os equipamentos mais avançados da época.

Participei de cursos e palestras na área de Cinematografia Digital visando estar sempre atualizado com as mais recentes tecnologias e equipamentos disponíveis.

Prestei consultoria na área de Informática para editoras e fui responsável pela gestão de escritório em São Paulo de agência de publicidade T12 Comunicação e Marketing, de Santa Catarina, onde coordenei a campanha da Aurora Alimentos e atuei como RTV junto às emissoras de TV com sede em São Paulo.

Fui por dez anos sócio e Diretor de Produção da McLuhanMedia Comunicação, empresa de desenvolvimento de aplicativos web com grandes clientes e importante presença no mercado.


DETALHAMENTO POR EMPRESAS

CCDPE-ECM - Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo - Eduardo Carvalho Monteiro

A partir de abril de 2023 etou atuando como coordenador da área de Digitalização junto às áreas de Higienizaçãe e de Biblioteconomia da instituição, pesquisando aplicativos e arquiteturas de gerenciamento de informaçção adequadas às suas necessidades

CDOR - Centro de Documentação e Obras Raras da Fundação Espírita André Luiz

De março de 2018 a dezembro de 2022 atuei como coordenador da área de Digitalização no Centro de Documentação e Obras Raras da Fundação Espírita André Luiz, tendo definido os parâmetros de captação digital, nominação, indexação e processos de arquivamento de imagens de documentos antigos e raros. Para essa tarefa desenvolvi desde a estrutura de armazenamento e backups de segurança aos padrões de nominação e planilhas necessárias para o acompanhamento e acesso aos documentos. 

Ao longo da implantação de desenvolvimento do CDOR desenvolvi, em parceria com outros profissionais, projetos que deram sustentação corporativa e financeira à instituição, apontando as estratégias para seu crescimento e consolidação a longo prazo. 

Em colaboração com a área de Higienização da mesma instituição desenvolvi um hub de acesso na web, destinado a pesquisadores autorizados, onde estavam os arquivos e as planilhas de controle para registro da evolução dos trabalhos. Também sou responsável pelo gerenciamento dos arquivos de acervo CDOR para o Projeto Allan Kardec da Universidade Federal de Juiz de Fora.


Motivo Processamento, Imagem e Comunicação Ltda - 2016

Atuei junto à equipe de digitalização de obras de arte de artistas renomados, na formação do registro dos próprios acervos e na digitalização de acervos históricos de personagens relevantes da história do Brasil todos regidos por fortes acordos de confidencialidade que impedem, inclusive, a citação dessas personalidades. 

Nessa função utilizei câmeras digitais de altíssima resolução (tipicamente 200 megapixels) Hasselblad e Sigma e processamento de imagens em ambiente Adobe em plataformas de alto desempenho gráfico Apple Macintosh. Colaborei também na coordenação do desenvolvimento de aplicativo de gestão de acervos culturais, sendo responsável ainda pela organização e fichamento de documentos e objetos de museu em implantação em São Paulo.


Mainline Systems do Brasil – 2008 a 2013

Atuei como Gerente de Projetos por mais de cinco anos, de julho de 2008 a agosto de 2013 na Mainline Systems do Brasil, Premium Partner da IBM, no gerenciamento de implementação de projetos de instalação nas áreas de Telecomunicações, especialmente para a Telcordia/Ericsson em instalações da Oi, empresas do mercado financeiro e indústrias, tendo realizado nesse período mais de 180 viagens e cerca de 300 dias para atender as necessidades locais dos clientes nas praças de Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo. Atendi, através da Mainline, as empresas TOV, Bradesco, Itaú, Tecban, Bovespa, Siscom, UOL-Diveo, Braskem, Agência Fala!, MWM, Trasmontano e Parmalat entre outras. 

O escopo dessa atividade ia da elaboração do wokflow da atividade à entrega ao cliente do equipamento testado e em funcionamento, passando pelas etapas de recebimento e integração do equipamento em laboratório no depósito da transportadora, site surveys no destino do equipamento, gestão junto à empresas de logística, coordenação das equipes de implantação da infraestrutura elétrica, em AC ou DC, da implantação da rede lógica, instalação de switches e routers, instalação e eventualmente configuração, de servidores, tape libraries e storages. 

A gestão vertical de todo o projeto, de seu início à entrega ao cliente, da análise e cálculo das necessidades de infraestrutura elétrica, carga térmica e estrutura lógica, coordenação e monitoramento de equipes nessas áreas e a interface com as áreas técnicas e gerenciais dos clientes pode ser uma descrição sucinta de minhas atividades nesses pouco mais de cinco anos de atuação dentro da estrutura da Mainline.

CARTÃO CORPORATIVO


Mameluco Edições e Produções Culturais – 2010 e 2011

De setembro de 2010 a outubro de 2011 atuei como Gerente de Informática e Consultor na Mameluco Edições e Produções Culturais, do escritor e acadêmico de ABL Jorge Caldeira, como responsável pela infraestrutura, coordenação de projetos na área e desenvolvimento de produtos voltados para necessidades específicas de cada projeto editorial e apoio no desenvolvimento de tecnologias para publicações eletrônicas.


T12. Comunicação e Marketing – de maio de 2007 a abril de 2008

Gerência Executiva do escritório dessa agência de Publicidade de Santa Catarina em São Paulo. Fui o responsável pela estruturação e operacionalização do escritório de São Paulo da T12, na prospecção e atendimento de clientes como a Aurora Alimentos em campanha abrangente para a TV e Fittipaldi International Marketing em suas operações de licenciamento, bem como na definição de estratégias e alianças juntamente com a Diretoria da agência.

CARTÃO CORPORATIVO 


Qu4troSe7e: – identidade corporativa de uso pessoal – 2005

A partir de 2005 fui o responsável pela criação e desenvolvimento de projetos de mídia interativa, mobile media e convergência web/tv/rádio. Desenvolvi projetos de recuperação e organização da memória do Automobilismo brasileiro junto à Fittipaldi International Marketing. Fui o responsável pela criação, desenvolvimento e manutenção dos websites da Cervejaria Petrópolis; Cervejas Itaipava, Crystal, Petra, extranet, websites Refrigerantes It!, Água CrystalLeve, agência de viagem JetWay e corretora SistemaSeguros.


McLuhanMedia Comunicação Ltda. de 1997 a 2004

Fui corresponsável, como sócio e diretor, pela concepção da produtora, sua implantação e operação. Diretor de Produção e Tecnologia, coordenei projetos de websites e cdrom para clientes como: Alcan Brasil, Fundação Getúlio Vargas, Banco ABN, Carlson Vagonlit, Kibon, Unilever Latin América, Copersucar União, BomBril, Multibrás, Sky TV, Ericsson, Wickbold, entre muitas outras. Analisei sob o aspecto da Arquitetura de Informação e desenvolvi relatórios detalhados sobre os aplicativos web em nível mundial para a Ericsson e sobre o conjunto de ferramentas web da operação brasileira do BankBoston.Fui pessoalmente responsável pela cenografia, instalação e criação de conteúdo para o evento que marcou a abertura das comemorações pelo 450º aniversário da cidade de São Paulo, na cripta do Pateo do Collegio em janeiro de 2004.

CARTÃO CORPORATIVO 


Viagem pela História do Brasil: 1995 a 1997

Sou coautor, juntamente com Jorge Caldeira, Sergio Goes de Paula e Claudio Marcondes da obra em CD-ROM e livro editada pela Companhia das Letras, responsável pela concepção e produção da estrutura interativa dessa obra multimídia.


 T & C Comunicação: 1989 a 1997

Fui responsável, como sócio, pela concepção da produtora, sua implantação e operação, atendimento de clientes, produção e pós-produção de vinhetas, assinaturas e comerciais para Sadia, Coca-Cola, Kibon, MTV, BASF, American Express, Souza Cruz, Banco Real, Warner-Lambert, Rohm and Haas, Adidas, Brasmotor, Tapetes Santa Mônica, entre outros, através de suas agências ou produtoras.  Serviços de redação e editoração eletrônica para o Instituto C&A de Desenvolvimento Social e para a Editorial Century, Visualização em Arquitetura, para diversos escritórios e elaboração de programas multimidia para ambiente Windows. 

Criei o conceito e formato de cds interativos sobre a Formula 1, seus campeonatos, pilotos, pistas, equipes – o projeto foi apresentado a Max Mosley, presidente da FIA e a Bernie Ecclestone, presidente da FOM – Formula One Management, que manifestaram interesse e com quem iniciei negociação, frustrada quando da morte de Ayrton Senna. 

Criei e sou o proprietário intelectual de família de personagens “Colombito” em 1989, visando utilização quando dos eventos comemorativos do quarto centenário da descoberta das Américas em 1992.


Diana Cine-VT: 1988

Fui o responsável pela área de Computação Gráfica 3D da Diana Cinematográfica e de sua operação, com as funções de especificação de equipamentos, direção de arte, acompanhamento e assessoria à criação, produção e pós-produção de vinhetas, assinaturas e comerciais em Computação Gráfica e Efeitos Especiais, atendendo à clientes como Gradiente, Vasp, Mappin, Grupo Renner, Radiobrás, Consulado da URSS, entre outros, diretamente ou através de suas respectivas agências.


Globotec: 1985 a 1988

Fui o responsável pela implantação da área de Computação Gráfica da Globotec São Paulo e de sua operação, com as funções de acompanhamento e assessoria à criação, produção e pós-produção de vinhetas, assinaturas e comerciais em Computação Gráfica, atendendo à clientes como General Motors, Shell, Sony, Bayer, Mercedes-Benz, Philips, Mc Donald's, Nestlé, Rhodia, através de suas respectivas agências, entre outros.


SBP-CGE – Roma, Italia 1985

Estagiei, a partir de oportunidade oferecida pela TeleMontecarlo, emissora da Rede Globo na Europa, na produtora SBP-CGE em Roma, nas áreas de Efeitos Especiais, Pós-Produção e Finalização em vídeo, Animação e Gestão de Produção e Inventário, em equipamentos Ampex PaintBox, ADO, VPR3, GrassValley, Rank Cintel, Mirage, Dunn, Quantel DPE, VAX Tween, Sony BVH 2000 etc.


Olhar Eletrônico Cine-VT: 1983 a 1985

Participei da Coordenação Técnica da produtora para os programas "Vigésima -Terceira Hora", "Olho Mágico" e "Crig-Rá" na TV Gazeta e Abril Vídeo. Participei da equipe de "Ernesto Varella" em reportagens no Xingú, Brasília, Serra Pelada, Belém, Tucuruí, Recife, Rio de Janeiro e Havana, Cuba. Participei da equipe dos programas políticos em cadeia de TV estadual para São Paulo, para o PT e PMDB e para rede nacional para o PT juntamente com a equipe composta por Fernando Meirelles, Paulo Morelli, Marcelo Machado, Toniko Melo, Marcelo Tas, Sandra Annenberg, Dario Vizeu, Fernando Rozzo, entre outros.


Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – 1980 a 1982

Fui convidado para participar da montagem inicial do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, campus Pinheiros, como bolsista de iniciação científica da FAPESP, ingressando então na equipe composta pelo Titular do Departamento de Patologia, o Prof. Dr, Gyorgy Bohn, Dr. Eduardo Massad e Dr. Paulo Saldiva, entre outros, para instalar e operar o equipamento composto de espectrômetro de massa e cromatógrafo de gás e absorbância espectral, utilizado para se determinar, pela primeira vez, a composição e patogenicidade dos gases resultantes da queima de etanol por motores de combustão interna, patrocinado pela ANFAVEA – Associação de Fabricantes de Veículos Automotores. 

Pelo LPAE-FMUSP também participei de experimentos no Pelletron do Instituto de Física da USP no projeto PIXE – Proton Induced X-ray Emission.

CARTÕES CORPORATIVOS